Espetáculo teatral “A última dança de Cátia Bolerão”estreia nesta sexta-feira

quarta-feira, 24 de agosto de 2016


Olha a dica teatral para essa sexta-feira.

Comemorando dez anos de atividades, a Cia de Atores Escalafobéticos estreia a peça “A última dança de Cátia Bolerão”. Contemplada pelo edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a obra narra uma tragédia urbana escrita pelo dramaturgo amazonense Álvaro Braga. A peça será encenada nesta sexta-feira, 26, em duas sessões com entrada gratuita, às 18h e 20h, no Teatro Gebes Medeiros. 
Foto: Eduardo Gomes

Dirigida pelo ator e diretor da companhia, Wallace Abreu, a montagem do espetáculo marca o início dos estudos do diretor sobre a obra dramatúrgica de Álvaro Braga, que deverá tornar-se objeto de sua tese de doutorado. Abreu dedica-se academicamente ao estudo, registro e valorização da produção literária dramatúrgica amazonense. Em sua dissertação de mestrado, desenvolveu uma análise da obra do também dramaturgo amazonense Sergio Cardoso. 

“É necessário esse registro acadêmico sobre a obra de importantes dramaturgos que temos ou tivemos em nossa cidade. Precisamos nos preocupar com o registro da nossa produção cultural para que esta não se perca ou seja esquecida. Assim como Sergio Cardoso e outros, Álvaro Braga é um nome que precisa ser lembrado, e que possui um número considerado de obras dramatúrgicas que merecem ser analisadas e interpretadas”, destacou Abreu. 

Cátia Bolerão é o último texto dramatúrgico escrito por Álvaro Braga, que nasceu em Manaus no dia 20 de julho de 1951. Iniciou sua breve carreira no teatro profissional em 1972, como ator. Em 1974 fundou o TCP (Teatro de Cultura Popular), mais tarde denominado “Grupo de Teatro Paschoal Carlos Magno”. Além de ator, diretor teatral e dramaturgo, Álvaro Braga atuou também como jornalista e produtor de tv. Faleceu em 1983, aos 32 anos. 

Contrapartida 

O projeto contou ainda com a realização de oficinas voltadas para atores iniciantes e não atores. “É muito importante pensar na formação cultural das novas gerações. Pensar na formação de novos artistas. Temos muitos jovens ociosos e o teatro é uma importante ferramenta social e educacional. Além disso, muitos sonham em fazer parte deste meio, e nada mais justo que após dez anos de um momento em que uma porta se abriu pra mim, eu possa voltar e abri-la para dar espaço a novos talentos. O palco dos Escalafobéticos sempre teve essa característica e nesse momento, não poderia ser diferente. Estamos trazendo ao palco de Cátia Bolerão uma mescla de atores já experientes que formam o elenco fixo do grupo, com atores novos, que saíram dessas oficinas realizadas”, explicou Wallace Abreu. 

SERVIÇO

O que: A última dança de Cátia Bolerão 

Onde: Teatro Gebes Medeiros (Av. Eduardo Ribeiro– Ideal Clube– Centro) 

Quando: Sexta-feira, 26 de agosto de 2016 Horários: 18h e 20h 

Quanto: ENTRADA GRATUITA