Observações

quinta-feira, 29 de julho de 2010


Durante a madrugada de hoje que estive acompanhando o velório do ex-deputado Wallace Souza pude perceber uma coisa que não é novidade para ninguém, mas que me chamou muita atenção porque nunca estive tão perto dessa realidade como estive hoje.


Todo mundo sabe que eu não tenho ligação nenhuma com a política, não tenho contato com políticos, não gosto de discutir sobre o tema e para falar a verdade eu nem entendo direito, talvez pelo fato deles só falarem e pouco fazerem, mas enfim....

Enquanto esquentava a arquibancada do ginásio aguardando pacientemente a chegada do Raphael Souza eu conheci algumas pessoas. Populares que passaram pelo velório para se despedirem do WS. Então, me controlando para não dormir, conversei com algumas pessoas sem me identificar como repórter.

Ouvi coisas curiosas, principalmente de um senhora, que nem perguntei o nome dela mas, que demonstrou todo o carinho por políticos - na verdade alguns políticos como ela fez questão de frisar.

O mais interessante é que a senhora aposentada, sem muito estudo e dinheiro comentou todo o cenário político desde a época do Gilberto Mestrinho quando ela ainda era criança - eu então, nasceria dali a quatro décadas no mínimo - até os dias de hoje, citando todos os prefeitos e governadores de Manaus e do Amazonas.

Me surpreendi com os comentários porque todos foram feitos em relação a antiga profissão dela - ela era gari - entenderam? ou seja, ela classificou um por um de acordo com o que eles tinha feito por ela.

Isso me deixou um pouco preocupada, na verdade muito. Como que as pessoas podem tratar esse caras como Deuses? Enfim, é uma coisa que eu sinceramente não sei se podemos mudar, mas, estou começando a achar que não...