Por que o “comercial que está emocionando o mundo” emociona mesmo?

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015





Há dois dias, as redes sociais foram invadidas por um vídeo seguido da legenda: “o comercial de Natal que está emocionando o mundo”. Nele aparece um senhor solitário preparando sua própria ceia de natal enquanto observa seus vizinhos comemorando em família.

Ali, num grande vazio, ele passa os dias... sozinho. Ao mesmo tempo em que o vídeo mostra seus filhos em diferentes lugares do mundo recebendo uma notícia: a morte do pai.


Mas, por que esse comercial de Natal de uma rede de supermercados da Alemanha nos leva às lágrimas? Eu, por exemplo, já assisti umas três vezes e chorei em todas, alias, estou chorando agora que precisei rever para escrever esse texto.

Emociona-nos, talvez, pelo fato de todos nós nos identificarmos com essa cena. Quantas vezes saímos de casa apressados para o trabalho e na correria do dia a dia, não temos tempo para uma ligação, para uma visita ou para alguns minutos de conversa?

Estamos sempre atrasados para alguma coisa e no fundo esquecemos o principal. Os vínculos que criamos e o real motivo de estarmos aqui. Emocionamo-nos com o comercial, porque sentimos culpa. Porque a maioria de nós tem um “velhinho” em casa solitário nos esperando. E nos emocionamos também, por medo, porque amanhã poderemos ser o velhinho solitário querendo apenas uma companhia... não apenas na noite de Natal...