Editora Pólen lança “José e o mistério dos bichos da Amazônia” em Manaus

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015




Após lançamento em São Paulo pela editora Pólen, chegou à vez das crianças de Manaus conhecerem “José”, o protagonista do mais novo livro infantil da jornalista Liege Albuquerque intitulado “José e o mistério dos bichos da Amazônia”. O lançamento na capital amazonense será no próximo dia 18, a partir das 16h, no Café com Texto, na Avenida Humberto Calderaro Filho, 955, Adrianópolis.

Por que alguns bichos vivem soltos na floresta e outros ficam presos em zoológicos? E os bichos domésticos, por que ficam dentro de casa? Essas questões são um grande mistério para José. A inspiração para escrever o livro veio da filha da autora, Catarina, hoje com a mesma idade do protagonista (7 anos), que queria entender por que os bichos de zoológicos pareciam tão tristes, assim como os cães e gatos abandonados nas ruas.

“Fui construindo a história com minha filha, nas noites de Sherazade, em que ficávamos conversando e inventando histórias antes de dormir. Aproveitei para romancear um pouco do ambiente mágico onde tive o privilégio de viver quando morei no interior do Estado, no interior do Amazonas.”

O livro conta como José descobre que existem pessoas más que “roubam” os animais da selva para vendê-los aos zoológicos. Triste, ele vai passar as férias na casa da tia, em Manaus, e então conhece os animais domésticos, que dependem do homem para sobreviver. Essa experiência faz com que ele compreenda que cada tipo de animal precisa de condições adequadas para viverem felizes.

Liege sempre gostou muito de animais, especialmente de gatos. “Mas como eu tinha asma, minha mãe não me deixava ter gatos – sempre tivemos cachorros. Um dia ela cedeu e percebeu que minhas crises foram é ficando mais raras à medida que crescia minha alegria com a convivência com os gatinhos”, conta a autora. Hoje, ela e a filha têm dois cachorros e sete gatos, todos resgatados da rua. A história se passa principalmente em Eirunepé, cidade ribeirinha diferente de tudo o que a maioria dos brasileiros conhece por aí, diz a autora.

“É lindo, mágico e misterioso ao mesmo tempo. Eu ia à escola de bicicleta, andava de canoa, nadava em igarapés, subia em árvores e via bichos silvestres livres na mata, hoje cada vez mais raros, infelizmente”.

 O livro conta com ilustrações primorosas de Carlinhos Müller, com quem Liege trabalhou por muitos anos no jornal O Estado de S.Paulo. As imagens reproduzem a grandiosidade da Amazônia, ajudando a contar essa história desse menino que quer espalhar para o mundo os segredos que ele descobriu.

Serviço

O que: Lançamento do Livro Infantil “José e o mistério dos bichos da Amazônia”
Quando: 18 de dezembro
Hora: a partir das 16h
Onde: Café Com Texto. Avenida Humberto Calderaro Filho, 955, Adrianópolis.