Dia 7 de Abril: Dia do Jornalista

domingo, 7 de abril de 2013



Há quem diga que não há nada para comemorar na data de hoje, e de fato, talvez não tenha mesmo. De qualquer forma por que não lembrarmos de um dia dedicado todinho a eles (ou a nós, que seja)? Tenho uma amiga jornalista que diz: "Vocês jornalistas e suas manias de serem o alvo das atenções". É, tem um monte assim, onde a discrição passa longe e seu brilho quer ser maior e mais importante que as cinco perguntinhas que abrem um texto, mas vamos lá.

Jornalistas não são médicos, mas muitas vezes salvam vidas. E isso não é apenas no sentido figurado da palavra, mas prático também. Quantas vezes já foi preciso gritar, berrar ou simplesmente publicar um "fato" para que a sociedade possa ser ouvida? para que o cidadão possa ser ouvido. Há quem diga que é uma das profissões mais sujas e bate na tecla de "imparcialidade". Na minha opinião, só quem já esteve dentro de uma redação de jornal/TV sabe de fato o que isso não significa. 

Jornalistas não querem ser Deus, por mais que muitos acreditem que são. Uma vez li uma entrevista em que uma jornalista dizia que a noite, ao chegar em casa após um longo dia na redação, ela não conseguia dormir por ter feito  uma série de denúncias na edição do jornal do dia. Pensava na família do cara, nos filhos do cara na escola, como seria a vida deles depois daquilo. Mas, me vem a questão: "somos responsáveis pelos fatos ou apenas por divulgar os fatos?" Não somos nós que executamos, o máximo que fazemos é acelerar um pouco o processo, nenhum jornalista diz "senador/deputado/vereador, coloca o dinheiro na cueca", ou "senhor, bandido, para que o cidadão do bem morra mais rápido, o tiro tem que ser certeiro no peito".

O que estou tentando dizer é que podem nos chamar de formadores de opinião, fofoqueiros, urubus, insensíveis, arrogantes, mas estamos ali pelo "fato". Esse texto ficou chato demais e já pensei em deletar tudo umas três vezes, mas para ser sincera, não irei me alongar porque eu sempre tive a certeza que ninguém ler um texto longo até o final. Então antes que vocês parem na terceira linha do primeiro parágrafo, parabenizo a todos os jornalistas, em especial os  meus amigos, na data de hoje. E quem venham tempos melhores com salários em dia, jornada de trabalho reduzida e principalmente sem matéria de domingo.