Comida Di Buteco 2013: Buteco, a verdadeira Rede social

sábado, 6 de abril de 2013


De 12 de abril a 05 de maio, com o slogan Buteco. A verdadeira Rede social, o Comida di Buteco apresentará 400 petiscos onde a linguiça e/ou macaxeira serão os convidados especiais. Em 2013 o maior concurso de cozinha de raiz do Brasil, pela primeira vez, será realizado simultaneamente nas 16 cidades e também propõe para essa edição a unificação dos ingredientes especiais. Em Manaus, 19 botecos irão participar do concurso.


Criado em 2000 com a missão de resgatar e valorizar a cozinha de raiz no Brasil, e estimular os pequenos estabelecimentos, botecos, à novas criações, o Concurso Comida di Buteco vem cumprindo um importante papel de fomento à cultura gastronômica, desenvolvimento do setor e principalmente demarcando circuitos urbanos de sociabilidade e lazer por meio da boa cozinha dos botecos. Concurso pioneiro nesse setor,  é um dos maiores responsáveis por  contribuir para legitimar o boteco como um importante ícone  da cultura e gastronomia nacionais.

Dinâmica do Concurso

Essa é a eleição do melhor boteco da cidade. Cada participante cria um petisco para concorrer. O público e um corpo de jurados tem que visitar os botecos e votar no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de 0 a 10, a higiene, o atendimento, a temperatura da bebida e o petisco (que leva 70% da nota). O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades.

O perfil dos botecos escolhidos

O Comida di Buteco escolhe para participar os botecos classificados pela realização do concurso como espontâneos”:
O espontâneo é aquele boteco em que o proprietário, obrigatoriamente, administra  o negócio; sua história e seu dia a dia  comungam com a identidade do dono, que na maioria das vezes  conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família.

O boteco espontâneo não faz parte de uma rede ou franquia de marca.
Vários botecos que participam são muito tradicionais, tendo de existência,  grande parte da própria  vida de seus donos. Alguns passaram de pai pra filho, avô para neto. E tem aqueles que são mais recentes, mas com alma de boteco tradicional e espontâneo. Já nasceram com ótima relação com sua vizinhança e seguem fazendo tradição mesmo com menos tempo de existência. São todos estabelecimentos que  tem na sua espontaneidade uma marca que os torna únicos e portanto,especiais. O que vale é que tenha cozinha boa, a cara do dono e alma de boteco.

O concurso como plataforma de desenvolvimento sócio-econômico
Graças à sua dinâmica e formato, estimulando a visitação aos botecos participantes, o concurso alavanca o desenvolvimento do boteco e do próprio setor como um todo. A mensuração de resultados feita pela realização aponta, ano a ano, crescimento do impacto na cadeia produtiva relacionada. Em 2012 o Comida di Buteco superou todos os números nos seus indicadores: mídia espontânea de 34 milhões; 3,3 milhões de pessoas circularam nos botecos; 3.600 empregos diretos gerados, 37 mil turistas participaram do concurso, 374 mil tira-gostos vendidos e quase meio milhão de votos apurados.