Back do Black!

terça-feira, 30 de outubro de 2012



Decidi fazer o contrário hoje. Abri o post com o clip para em seguida fazer meus comentários. Então, como puderam perceber o vídeo é da canção Back to Black, de Amy Winehouse. Já falei isso algumas vezes, para mim essa é uma das melhores canções internacionais da nova geração.  

Eu não gosto muito de cantoras internacionais não, mas com Amy foi diferente. Aliás, foi ela que lá no início de 2008 me fez voltar a ouvir músicas de cantoras "não-brasileiras". Sem parecer clichê e nos poupando de falar da "morte da Amy", afirmo que ela é e sempre será um dos maiores nomes da música, sem qualquer demagogia de uma fã. 

Mas então, falando sobre essa música em especial, eu a acho perfeita e digna de qualquer porre de uma cabeça confusa e atordoada. Vocês já prestaram atenção na letra? É extremamente depressiva, na mistura de um amor perdido, drogas e morte, seja no sentido figurado ou não. 

O vídeo da música é uma obra de arte. Os tons preto e cinza nos levam literalmente para o lado negro de algo que não tem volta. O cenário então, é perfeito. Quer algo mais doloroso e que represente uma enorme perda do que um cortejo e sepultamento no cemitério?? 

Amy Winehouse acertou em todos os detalhes nos presenteando com uma perfeição de interpretação, atuação e tudo mais em seu luto. Luto, aliás, vivido várias vezes pela artista durante sua curta vida.

A tradução é essa:

Volta Para o Luto

Ele não deixou tempo para se lamentar. Manteve seu pênis úmido com a sua velha e segura aposta. Eu e minha cabeça 'chapada' e minhas lágrimas secas, continuamos sem meu cara. Você voltou para o que você sabia saindo totalmente de tudo pelo que nós passamos. E eu trilho um caminho conturbado. Minhas chances estão empilhadas, eu voltarei para o luto.  Nós apenas dissemos adeus com palavras eu morri uma centena de vezes. Você volta pra ela e eu volto para... Eu volto para nós!  Eu te amo tanto, isso não é suficiente, você ama cheirar e eu amo dar um trago. E a vida é como um cano e eu sou um minúsculo centavo rolando paredes adentro.  Nós apenas dissemos adeus com palavras. Eu morri uma centena de vezes. Você volta pra ela e eu volto para nós. Apenas dissemos adeus com palavras. Eu morri uma centena de vezes. Você volta pra ela e eu volto para Luto, luto, luto, luto Luto, luto, luto... Eu volto para.. Eu volto para nós. Apenas dissemos adeus com palavras. Eu morri uma centena de vezes. Você volta pra ela e eu volto para nós. Apenas dissemos adeus com palavras. Eu morri uma centena de vezes Você volta pra ela e eu volto para o luto