Madrepérola

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Eu carrego no peito algo cheio de significados: um colar de madrepérola, acompanhado do símbolo da paz e uma palavra que para mim significa muita coisa. Parando para pensar, vários significados em uma pequena peça é algo realmente valioso. 

Posso confessar que pensei não estar sendo merecedora de carregar algo tão valioso no pescoço assim. Não digo valioso financeiramente, mas sentimentalmente. Mas paro para pensar e vejo o quanto isso é importante e é  o que me acompanha diariamente me aproximando de uma metade que está longe.

A madrepérola tem a mesma origem da pérola: a concha. Em alguns tipos de molusco, quando entra um corpo estranho em seu interior, o organismo do molusco começa a liberar uma substância nacarada que vai cobrir a parte interna da concha, e assim surge o que conhecemos como madrepérola.

Como o nome diz: madrepérola significa "mãe das pérolas". Diz a lenda que a deusa afrodite nasceu numa concha de madrepérola criada pela espuma do mar. Ela significa proteção e prosperidade, e acho que é exatamente disso que todos nós precisamos. A minha proteção vem acompanhada de mais dois significados como eu falei, e hoje, mais do que nunca é uma honra carregar esse símbolo cheio de significados para mim.

Além de todos os significados que esse colar pode ter, para mim é ainda uma representação de companheirismo, perdão, dedicação, amor e acima de tudo respeito. Agradeço por ainda ser merecedora de usar.