XVI Festival Amazonas de Ópera

segunda-feira, 23 de abril de 2012


Nesta terça-feira (24) o Teatro Amazonas abrirá suas portas, às 20h, para exibir a ópera “I Puritani” de Vincenzo Bellini (1801 – 1835), que terá a edição critica de Fabrizio Della Seta apresentada sem cortes pela primeira vez no Brasil. O XVI FAO é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, com patrocínio máster do Banco Bradesco.

Ópera em três atos, “I Puritani” será apresentada ainda nos dias 27, às 20h, e 29 de abril, às 19h. Os ingressos estão a venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.bestseat.com.br. No elenco estão os tenores Cleyton Pulzi e Enrique Bravo, a soprano Laryssa Alvarazi, o barítono Vinícius Atique, os baixos Sávio Sperandio e Murilo Neves, a mezzo-soprano Andreia Souza, Corpo de Dança do Amazonas, Coral do Amazonas e os jovens músicos da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, sob a regência de Luiz Fernando Malheiro e Federico Sardella.

Nos bastidores de “I Puritani” trabalham o diretor cênico William Pereira, a figurinista Rosa Magalhães, o iluminador Fábio Retti, os assistentes de direção cênica Julianna Santos e Malú Gurgel, e César Cañón como pianista preparador. O cenário é de Marcos Apolo produzido pela Central Técnica de Produção.

A ópera

Ao compor sua décima e última ópera, “I Puritani”, Vincenzo Bellini revelou que se inspirou totalmente em “Nina de Paisiello”, por considerar uma obra-prima. “I Puritani” se passa durante a guerra civil. Plymouth, uma fortaleza puritana, está ameaçada pelo cerco das tropas realistas. É anunciado o casamento de Elvira e Riccardo, porém a noiva é apaixonada por outro homem - Arturo, um partidário Stuart.

Dia: 24 de Abril de 2012
Horário: 20h
Local: Teatro Amazonas

Ópera I Puritani – Vincenzo Bellini – Ópera Séria em 3 atos de Carlo Pepoli – Edição crítica de Fabrizio Della Seta da Versão de Paris – Venda de Ingressos