#SomosTodosGloriaPires

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016


Eu me identifico com a Glória Pires. Mas nem é exatamente sobre isso que quero falar. Queria usar apenas o fato ocorrido como exemplo. Em um mundo em que todo mundo tem uma opinião formada sobre tudo,  obrigada, Glória por só achar "legal".

E digo isso porque, de certa forma, estou cansada de pessoas com opiniões formadas sobre tudo. Especialistas de uma causa qualquer. Mestres das críticas, inquisidores, advogados, juízes, deuses soberanos da humanidade contemporânea.Os olhos que tudo veem, tudo viram.

Hoje acordei com uma enxurrada de posts, memes, citações enfim... o universo paralelo das redes sociais em êxtase e um nome era responsável por tudo: Glória Pires. Vou confessar.. Ontem antes mesmo de chegar em casa e ligar a tv meu twitter e facebook já "bombavam" de posts sobre. Deitei e 15 minutos depois de ligar a tv já estava dormindo. Logo, assim como Glória, "não sou capaz de opinar". Mas quero opinar. 

Eu - me julguem - parto do princípio de que não temos que saber de tudo e acho um saco pessoas que dão opinião sobre qualquer coisa. Que tudo sabem. Que tudo veem. Trazendo isso pro meu dia a dia, acho muito chato. Gente, cansativa, sabe? Que não traz nenhuma surpresa porque sempre sabe de algo que está acontecendo no região sudeste da Síria, por exemplo.

Mas voltando a falar da Glorinha, ela teoricamente foi "convidada" espero que não tenha sido obrigada a ir, porque só isso justificaria tudo  a participar da transmissão, certo? O mínimo que poderia ter feito era ter se informado ou assistido um e outro filme, certo?

É, pode até estar certo tudo isso aí, mas EU PRECISO DIZER QUE ME IDENTIFICO COM A GLORINHA. Tem coisas que eu realmente deveria ter visto, lido, assistido para saber o que estou fazendo aqui nesse exato momento, mas as vezes eu só vou.

Claro, que não a nível de um Oscar, né? Mas, quantas vezes eu como jornalista já me vi em situações que me deparo numa reunião "Sobre as possíveis formas de salvar o mundo através de uma molécula encontrada na água que brota entre as rochas do monte no meio da Amazônia"? Não sei o que tudo isso quer dizer, mas eu preciso dizer e não é porque eu não saiba no momento, que sou uma ignorante e que toda minha carreira de jornalista vai por água a baixo (literalmente) por causa disso.

Ela é atriz, não comentarista... Talvez não tivesse nada a dizer mesmo. Talvez tenha achado só legal... só bacana... e talvez ela até saiba, conhece, entende.. Mas gente, ela não é crítica de cinema, ela faz cinema. Assim como eu não tenho que saber tudo, ou assistir todos os telejornais, ler todos os principais jornais do Brasil e do mundo só porque sou jornalista. Os críticos de cinema estavam sentados ao lado dela. Eles agradaram vocês? Sim? Não?

Faz algum tempinho que deixei de dar minha opinião sobre muita coisa publicamente, principalmente quando ocorrem pré-julgamento. O motivo estamos muito intolerantes, não perdoamos deslizes, nem erros dos simples humanos. Tsc Esses humanos! Mas eu quis aproveitar essa oportunidade pra dizer que "acho muito bacana" encontrar pessoas "legais" que não querem me julgar ou induzir a nada com sua opinião. Até, porque, sério, não tem saco! Mas os críticos que me desculpem, valeu Glória, por só achar legal.