Garantido vem com tema "Vida" e anuncia toadas para 2015

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014





O boi Garantido apresentou o tema “Garantido Vida” para conquistar o tricampeonato no Festival Folclórico 2015. O anúncio aconteceu na Cidade Garantido, na noite de quarta-feira, 10, pelo presidente da agremiação Adelson Albuquerque durante a programação aberta aos sócios e torcedores para a seleção final das 16 toadas do CD Garantido “Vida 2015”. 

“Este é um momento muito importante para mim como presidente e, ao mesmo tempo, é uma honra poder participar deste processo que vai levar o Garantido ao tricampeonato”, disse o presidente Adelson Albuquerque. 

Na apresentação do tema o presidente Adelson Albuquerque ressaltou que“Vida” é o sopro divino da criação, centelha mágica que acende a alma, luz que faz pulsar, som que faz cantar, amor que faz criar. “Tudo isso é vida. Sem ela, não haveria poesia e sem poesia não haveria liberdade, não haveria criatividade”, disse o presidente. 

O tema 2015 consta que sem vida não há movimento “e movimento é dança”, cultura e arte. Sem ela não haveria Vavazinho, Ambrósio, Emerson Maia, Maximiliano, entre tantos outros poetas da Baixa do São José. “Sem Parintins não haveria o festival folclórico, que há 50 anos luta para se manter e reafirmar em vida, a nossa identidade”, disse Adelson. 


Seleção de toadas 

No processo final de escolha de toadas que comporão a trilha sonora que dará suporte musical na arena do Bumbódromo no Festival Folclórico 2015, 16 jurados avaliaram 22 composições inéditas, entre toadas de batucada, entrada, galera e itens oficiais, uma vez que a seleção de ritual, figura típica regional e lendas passam unicamente pelo processo de seleção da diretoria e Comissão de Artes.

Este ano a diretoria do Garantido abriu para a participação de sócios e torcedores no acompanhamento do processo de escolha como forma de respeito com a nação vermelha e branca.

A banca julgadora foi composta por músicos, intérpretes e compositores de toadas. Os jurados foram posicionados em suas bancas no palco da Cidade Garantido onde avaliaram, diante do público, as composições finalistas. 

A seleção teve como base as planilhas de nota de cada julgador, por agrupamentos de itens, sendo consideradas as toadas vencedoras.


As toadas são:

1 - Luva Trançada – Inaldo, Caetano e Gaspar Medeiros
2 - Poderoso Ritual Apurinã – Demétrius Haidos e Geandro Matos
3 - Coletores da Amazônia – Cesar Moraes
4 - Quimera Cabocla – Murilo Maia e
5 - Mawá, o Caçador de Almas – Rafael Lacerda e Ciro Cabral
6 - Yebá Burô – Lenda da Criação – Rosinaldo Carneiro e Naferson Cruz
7 - Pandré – Paulinho Du Sagrado
8 - Deusa da Cunhãs – Helen Veras, Sidney André e Marco Aurélio
9 – Boi de Pandega – Paulinho Du Sagrado
10 – Isso é Garantido – Cesar Moraes
11 – Oração das Águas – Davi Jerônimo
12 – Pra sempre Coração – Demétrius Haidos e Geandro Matos
13 – Balanço do Norte – Enéas Dias e Jéssica Jacaúna
14 – A Fantástica Amazônia – Rafael Marupiara e Ronaldo Barbosa Jr.
15 – Coração Embaixador – Mauro Sérgio Magalhaes e Marcos Lima
16 – Cancioneiro Parintinense – Demétrius Haidos e Geandro Pantoja--