A cerveja, uma bebida milenar e muito apreciada em todo o mundo, tem sido alvo de diversas pesquisas científicas ao longo dos últimos anos. Para a nossa felicidade, essas pesquisas têm revelado propriedades nutricionais muito interessantes que atribuem à bebida alguns benefícios especiais. Conheça 10 bons motivos para beber cerveja, com moderação, é claro!
1. Dentre as bebidas alcoólicas, a cerveja é a que apresenta menor teor alcoólico: varia entre 3% e 8%. Essa é uma das características que atribui à cerveja alguns benefícios relacionados à saúde cardiovascular. Já é consenso no meio científico que o consumo moderado de baixas doses de álcool é capaz de contribuir para a saúde do coração².
2. Por ser feita com ingredientes naturais, a cerveja fornece vitaminas e minerais. O destaque fica para a alta quantidade de vitamina B3 (niacina), envolvida no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, que auxiliam no metabolismo energético do organismo4.
3. A cerveja apresenta boa capacidade antioxidante. Devido à presença dos antioxidantes, provenientes tanto do lúpulo como da cevada, o consumo moderado da bebida pode proteger o organismo contra a ação de radicais livres4.
4. Pode ajudar na hidratação corporal. Por possuir mais de 90% de água em sua composição, alguns estudos apontam que a cerveja pode ser utilizada como alternativa para hidratação pós atividade física, ajudando na reposição de água ao organismo, desde que consumida com moderação e associada a ingestão de água³.
5. A cerveja possui menos calorias do que muitos imaginam. Um copo de 200 ml apresenta aproximadamente 80 Kcal.¹ Portanto, mesmo aqueles que estejam em dietas de controle calórico, podem apreciar a bebida com moderação. Mas vale ficar de olho nos petiscos que acompanham a cervejinha! Estes sim podem ser bem calóricos, pois geralmente vem na forma de frituras e outras preparações ricas em gordura e sódio.
6. Segundo pesquisa Ibope, cerveja é a bebida mais lembrada pelos brasileiros para celebrar bons momentos! Beber cerveja também faz parte de bons momentos de convívio social.
7. A cerveja é tão democrática que é fácil ser encontrada em qualquer lugar do MUNDO! Não é a toa que é uma das bebidas mais consumidas e apreciadas.
8. Além de ter fácil acesso em qualquer região do mundo, a cerveja também combina com os mais variados tipos de alimentos. Sempre há um tipo de cerveja que harmoniza bem com seu prato favorito!
9. Se você não pode ou não deseja consumir álcool em determinada ocasião, saiba que existe a famosa gelada sem álcool! Uma ótima opção para saborear a cerveja em qualquer ocasião!
10. Diante de tantos bons motivos, fica claro que o consumo moderado de cerveja pode tranquilamente fazer parte do dia a dia, sendo parte de um estilo de vida saudável!
Referências:
- 1. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. 2ª Edição. Campinas - SP, 2006.
- 2. RIM, E. B, ET AL. Moderate alcohol intake and lower risk of coronary heart disease: metaanalysis of effects on lipids and haemostatic factors. BMJ,1999.
- 3. MARTÍNEZ, J.R, et al. La hidratación en los mayores - LA CERVEZA COMO BEBIDA HIDRATANTE. 2010.
- 4. Siqueira PB, Bolini HMA, Macedo GA. O processo de fabricação da cerveja e seus efeitos na presença de polifenóis. Alim Nutr 2008; 19(4): 491-8.
Comente