Outubro, o mês rosa

terça-feira, 2 de outubro de 2012


Foto do site nejmiaziz.com.br

Acho super importante falarmos sobre isso. Mais do que a ideia simbólica do "Outubro Rosa" é importante que nós mulheres tenhamos uma série de cuidados para nossa própria saúde. Realizar exames periodicamente é uma forma de se prevenir e se for o caso (eu espero que não) de identificar precocemente algum tipo de doença.

O câncer de mama e o de colo uterino estão entre as doenças que mais matam no mundo e somos nós, mulheres, que devemos ficar atentas com os sinais do nosso corpo. E é com esse simbolismo que "Outubro Rosa" traz para discussão a importância da realização dos exames de prevenção.

A "Outubro Rosa" iniciou em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (Estados Unidos), sob a coordenação de Organizações Não Governamentais (ONGs). Uma das principais ações do movimento é iluminar monumentos públicos na cor rosa representando um mês para as mulheres.

No Amazonas, ontem (1), a primeira-dama e presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), Nejmi Aziz, abriu oficialmente o mês da campanha.  E na capital, o "Outubro Rosa" mudou a iluminação da Ponte Rio Negro. O legal é que tem município do interior do Amazonas participando também. A ideia é levar a discussão para, cada vez mais, um número maior de mulheres. 

Amigos leitores, independente da idade de vocês, ou se você é menino, menina (ou afins), levante essa bandeira e vamos cuidar das nossas mulheres.