Encontrei um tempinho para atualizar o blog e decidi dividir em algumas partes as aventuras da minha última viagem. Ainda não voltei para casa, mas logo farei isso. Nem sei por onde começar, mas que tal pelo início, né Mônica?!
Então, que viajar é minha paixão ninguém tem dúvidas. Entro numa viagem já pensando na próxima e realmente isso me deixa muito feliz. Vamos lá. Um dos destinos dessa vez foi o Rio de Janeiro. Vou confessar a vocês que nunca tinha tido vontade de conhecer o RJ, mas minha meta é conhecer todas as capitais brasileiras, logo surgiu essa oportunidade, arrumei a mochila e parti para terras cariocas.
Acho que a sensação que eu tive ao chegar ao RJ foi a mesma que a maioria de vocês tem: estar numa novela da globo. Sol, mar, praia, calçadão e toda aquela beleza que a tv nos mostra que torna a cidade maravilhosa. Mas, deixa eu confessar uma coisa a vocês, na minha opinião, nunca o abismo social se fez tão nítido para mim quanto nessa cidade. Gente, andamos alguns metros e vivemos o núcleo principal de uma novela do Manoel Carlos e mais alguns metros estamos nos noticiários do jornal da Globo. A cidade maravilhosa é tão para poucos...
Uma das coisas mais legais que acho quando viajo é andar de ônibus, pois, só assim fugimos daqueles guias com seus roteiros fechados. E só assim conhecemos a realidade cara a cara e nossa, como isso nos faz pensar. Sim me fez pensar tipo como a minha cidade é pequena e como ainda temos chances de reverter a situação e solucionar problemas crônicos que são pequenos se comparados a uma mega cidade como o Rio de Janeiro.
Pensei bastante sobre a falta de pulso (ou vergonha na cara) dos governantes para tentar converter a situação para uma cidade com tanto potencial como Manaus, com investimento em infraestrutura, mobilidade urbana, saúde, educação, enfim... Voltando a falar do RJ, a "cidade maravilhosa" é tão para poucos. É tão limitada, mas nem por isso deixa de ser incrivelmente atraente. Andei por toda aquela orla (e me apaixonei pela aquela imensidão de água salgada), passei por várias praias, conheci alguns cariocas gente boa demais e acreditem, peguei frio, mas isso fica para outro post.
Beijos
Comente